WhoEver's Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

WhoEver's Forum

Olá Convidado!!!
 
PortalInícioÚltimas imagensRegistarEntrar
Entrar
Nome de usuário:
Senha:
Entrar automaticamente: 
:: Esqueci-me da senha
MWS
Decks
Link para a página

 

 A prova mais ridícula que já fiz

Ir para baixo 
AutorMensagem
zaheyier
Moderador
zaheyier


Mensagens : 1905
Data de inscrição : 14/04/2009
Idade : 34

A prova mais ridícula que já fiz Empty
08112009
MensagemA prova mais ridícula que já fiz

Aê, estou propriamente estreando esse quadro do site; algo que já deveria ter feito, mas me faltou assunto, inspiração e, principalmente, tempo para escrevê-lo.

Para aqueles mais desavisados, discorrerei sobre o ENADE, um exame que não premia o aluno, mas que é obrigatório.
Bom, esse ano, meu primeiro de faculdade, fui surpreendido logo no finalzinho do 3º bimestre com a notícia que o exame nacional para os estudantes de Ensino Superior seria realizado para todos os alunos do primeiro e do último ano dos cursos. Até o ano passado, apenas uns poucos "sorteados" faziam essa prova.
Tivemos até uma apresentação no maior auditório da Cásper Líbero para entendermos a "importância" dessa prova. Lá ficou claro que o exame seria mais uma encheção do que um benefício para o aluno, porque seu principal objetivo é avaliar a faculdade, e não o aluno. Mas sem a presença nessa prova, o aluno não pode se formar.

Só que esse não é o maior problema. Conversando com amigos de outras faculdades, percebi que a maioria sequer tinha conhecimento dessa prova. Pesquisando mais, descobri que ela só é aplicada a "poucos" cursos
Spoiler:
e não a todos, como deveria ocorrer. Isso é um erro grave, principalmente se está avaliando a qualidade de uma faculdade. Se for pensar no Mackenzie, por exemplo, que tem cursos não avaliados, como fazer para que o critério seja condizente com a realidade?

Chegando no local da prova, percebi a descontração dos outros universitários . Nada mais justo: a prova não vale nada para os maiores envolvidos no processo. A nota individual só pode ser visualizada pelo próprio aluno, ou seja, a faculdade não pode utilizar como benefício para os melhores colocados (notas, bolsas de estudo etc). A média da faculdade é divulgada, criando-se um ranking das melhores colocadas.
(Para a geração do ranking, aliás, é levado em conta: a prova dos alunos, as instalações da faculdade, o corpo docente, e uma avaliação institucional, também realizada por alunos.)

Sobre a prova, nada a ser comentado. Ela exige questões específicas da área (na minha, comunicação social-jornalismo, as questões dessa parte foram impressas em todas as folhas, independente se fosse jornalismo, publicidades, relações públicas etc, um gasto de papel absurdo), questões de atualidades e cultura geral, e questões não específicas da área (comunicação social, para mim). São, no total, 40 questões, sendo 35 objetivas e 5 discursivas. Embora tenha um conteúdo específico, a prova peca na duração: são 4 horas disponíveis para completá-la, só que a permanência mínima foi de apenas 30 minutos. Muitos saíram assim que terminaram , o que não foi muito além do prazo mínimo.
E, acredite, com esse tempo de 50 minutos dava para escrever tranquilamente todas as respostas. Mesmo para mim do 1º ano as questões foram bem fracas, mesmo usando o contexto específico de cada curso. Creio que, se desse essas questões para um vestibulando fazer, eles também não teriam dificuldade, exceto por detalhes muito específicos da área, mas nada complicados para quem teve um mínimo do curso.

Mas também há uma outra possibilidade para o aluno: ele pode simplesmente deixar tudo em branco, a não ser sua assinatura, e entregar tranquilamente no prazo mínimo. Isso é considerado boicote para o sistema educacional, que sequer computará essa nota para a média da faculdade. Assim, nem o aluno nem a faculdade saem prejudicados. ( Existem até FACULDADES que boicotam o exame! )

Resumindo:
- o ENADE é uma avaliação feita pelos alunos, mas em benefício exclusivo à faculdade;
- não é realizado por alunos de todos os cursos, e nem por todas as faculdades do país;
- é obrigatória a presença do aluno, mas ele pode boicotá-lo, se quiser;
- é "fácil" e pouco avalia sobre a evolução do aluno durante o curso.


O que o ENADE precisa ser:
- um exame que avalie todos os alunos do Ensino Superior (só assim será realmente avaliada uma instituição de ensino em comparação a outras);
- uma prova que não possa ser boicotada, nem por alunos nem por faculdades;
- uma avaliação real sobre a evolução do aluno, mais densa no conteúdo específico E no conteúdo geral (para que haja realmente uma evolução).


Espero que tenham gostado, e agora que o final do ano está chegando, postarei mais artigos nesse Portal, uma grande inovação desse que era para ser apenas um fórum sobre Magic, mas que está se tornando cada vez mais diferenciado.
Boa noite, e até outro dia!
Ir para o topo Ir para baixo
Compartilhar este artigo em: reddit

A prova mais ridícula que já fiz :: Comentários

Rhou
Re: A prova mais ridícula que já fiz
Mensagem Dom Nov 08, 2009 8:12 pm  Rhou
Muito bom o texto Brunão. Sinta-se a vontade para escrever (isso vale para todos).
Jah tinha achado meio estranho a importancia que eles davam pra essa prova. Uma prova do ENEM "vazou" e o exame foi cancelado. Acharam uma caixa de provas do ENADE sem lacre e nem deram importancia. Não sabia que só alguns os cursos faziam o exame. Quer dizer que o André não fez? Simplesmente ridiculo. E ainda tem varios comerciais de faculdade que se vangloriam ao receber uma boa nota no enade...
 

A prova mais ridícula que já fiz

Ir para o topo 

Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
WhoEver's Forum :: Geral :: Artigos WE-
Ir para: