Gavin Verhey escreveu em seu artigo semanal da Star City, o Flow of Ideas, de um deck que surgiu praticamente do nada e que ele deu uma mexida para se preparar para o PTQ. Como o nome sugere, ele é de 3 cores e é um Hate contra todo o ambiente Extended (até mesmo o Bant Haterator [!]). Vamos à lista das 75 cartas:
Ultimecia4
Scalding Tarn1
Verdant Catacombs5 Island
1 Mountain
6 Swamp
1
Watery Grave1
Steam Vents1
Blood Crypt4
Chrome Mox2
Rakdos Signet2
Dimir Signet4
Blood Moon3
Repeal3
Night of Souls' Betrayal4
Terminate3
Wrecking Ball4
Thirst for Knowledge1
Compulsive Research4
Damnation4
Jace, the Mind Sculptor1
Nicol Bolas, Planeswalker1
Liliana VessSideboard:
4
Leyline of the Void4
Negate3
Deathmark4
ThoughtseizeOlhando para essa lista rapidamente, vemos surpresas: Sinetes? Wrecking Ball? Nicol Bolas?
Sério que esse deck é forte o suficiente? Não parece muito lento? Bom, deixe-me mostrar a curva do deck:
Sim, ele tem uma curva extremamente alta para os nossos padrões, mas tem os aceleradores em forma de
Chrome Mox e de ambos os Sinetes, que garantem o conserto da curva também.
Quando se olha para essa lista rapidamente, ficam perguntas no ar, vou resolvê-las uma a uma:
->Um set de Blood Moon em um deck de 3 cores? Isso não vai afetar a sua curva também? E a resposta é, incrivelmente, não. A quantidade de terrenos básicos é tão grande que conjurar uma
Blood Moon não afetará praticamente em nada o seu jogo: daí as fetchlands e as 3 shocklands, usadas mais para consertar a curva rapidamente do que ser uma fonte permanente das cores.
A Lua é um Hate contra Zoo, Dredge, Hypergenesis e Dark Depths.->Night of Souls' Betrayal consegue ser tão útil assim para parar no MainDeck?Hum... vamos pensar no que ele para, ok? Com o encantamento em jogo, Thopter Foundry é inútil, assim como Elves (mesmo com lords, devido à grande quantidade de removals), Vampire Hexmage, praticamente o deck inteiro do Bant Haterator, segura os bichos do MonoRed, acaba com os bichos do Boros e da versão UGr de Scapeshift. Só é péssimo contra Zoo, mas aí é mais uma das razões de usar Chrome Mox, Thirst e Compulsive Research. Bom, de uma coisa você está convencido agora: carta morta o encantamento nunca será (mesmo sendo lendário).
->Wrecking Ball consegue ser um bom removal?E como! Em conjunção com a Lua Sangrenta, destrói aquela land básica que fornecia uma das cores do adversário. Sem a Lua, também continua sendo um destruidor de lands. Sim, estou olhando para você, Dark Depths.
Se não houver nada interessante nas lands do inimigo, ele serve como um spot removal bem competente (5º a 7º Terminates). E, de uma vez por todas, não, não é lento.
->Qual é a Win Condition desse deck?Já viu os 6 Planinautas da lista? Todos eles têm ótimos ultimates, que podem ser fatais por si só, ainda mais em conjunção. Dos três, Liliana Vess é a mais fraca, como destacou o próprio Gavin Verhey em seu artigo. Não que seja irrelevante, mas ele prefere ter mais draw (Compulsive Research) ou outro Nicol Bolas a ter um tutor de 5 manas e um descarte por turno.
Jace é a principal win condition. Consegue controlar a mesa com os bounces e os removals (que você comprará quando usar os Brainstorms dele), e o grimório do adversário quando não há mais ameaças na mesa. [Falando sério, quando você deixar a carta do topo lá, o oponente simplesmente deve desistir.] O ultimato dele é mera formalidade, já que com (no máximo) 7 cartas no grimório, não muito o que se fazer.
Nicol Bolas é uma segunda win condition, ainda mais lento (já que vc deve usar seu ultimato mais de uma vez para vencer), mas simplesmente impossível de parar, já que entra com muitos marcadores e o oponente não deve ter muitos bichos na mesa (se tiver um forte, pegue-o ou destrua-o).
Liliana Vess também tem suas utilidades, renascendo os bichos do adversário para a pancada, mas não combina muito com o deck mesmo.
O side serve para reforçar contra os decks que ele já fornece hate main deck. Aqui estão o que sidear contra qual deck, de acordo com o Gavin:
Dark Depths
-4 Damnation, -2 Terminate
+4 Thoughtseize, +2 Negate
Zoo
-3 Night of Souls’ Betrayal
+3 Deathmark
Conley Woods Bant
-1 Liliana Vess, -2 Repeal
+3 Deathmark
Hypergenesis
-3 Night of Souls’ Betrayal, -3 Repeal -2 Terminate
+4 Negate, +4 Thoughtseize
Living End
-4 Blood Moon -3 Repeal, -3 Night of Souls’ Betrayal, -2 Terminate
+4 Leyline of the Void, +4 Negate, +4 Thoughtseize
Dredge
-4 Blood Moon, -3 Repeal, -1 Terminate
+4 Leyline of the Void, +4 Negate
Elves
-4 Blood Moon, -2 Wrecking Ball, -1 Nicol Bolas, Planeswalker
+4 Thoughtseize, +3 Deathmark
Mono Red Burn
-4 Blood Moon, -4 Damnation
+4 Negate, +4 ThoughtseizeBoros
-4 Blood Moon, -1 Nicol Bolas, Planeswalker
+4 Negate, +1 Deathmark
U/G/r Scapeshift
-4 Damnation, -4 Terminate
+4 Negate, +4 Thoughtseize
R/G Scapeshift
-3 Repeal, -3 Night of Souls’ Betrayal, -2 Damnation
+4 Negate, +4 Thoughtseize
De todas as partidas, Mono Red Burn é a mais complicada, pq praticamente nenhum dos seus hates funciona efetivamente contra eles. Assim, tirar danos da mão com thoughtseize e tentar anular mais danos parece ser o mais razoável contra eles, embora não seja lá o melhor a ser feito. Mas o lado positivo é que, desde que Boros chegou, está havendo a mudança do Mono Red para ele, o que fortalece muito a posição do deck.
O Ultimecia é um deck inovador, um haterator que vai deixar sua marca nos torneios T4 em breve. As escolhas de cartas podem parecer estranhas a princípio, mas a consistência adquirida passa muito pelo fator Jace do deck.
Continue ligado no Portal para conferir o que está por vir logo mais!
(E garanto que será uma catástrofe geral nos próximos meses...)
Ter Mar 09, 2010 6:03 pm Rhou